Conceito sobre Testes - Blog 4ALL Tests
Carregando:

Conceito sobre Testes

Conceito sobre Testes

Conceito sobre Testes

Uma coisa que sempre me incomodou quando participei de discussões e até entrevistas de emprego, foi o conceito um tanto quanto errado sobre Testes.

 

O que são os testes? Para que serve teste? Por que testar? Defina testes.

 

Vamos ver algumas definições bibliograficas:

 "O objetivo principal do processo de teste é simplismente encontrar o maior número possível de defeitos no software." Base de Conhecimento em testes de software - CBTS

"Processo que consiste em todas as atividades do ciclo de vida, tanto estáticas quanto dinâmicas, voltadas para o planejamento, preparação e avaliação de produtos de software e produtos de trabalho relacionados a fim de determinar se elas satisfazem os requisitos especificados e demonstrar que estão aptas para sua finalidade e para a detecção de defeitos." Glossário de Termos ISTQB


 "O teste do software é a investigação do software a fim de fornecer informações sobre sua qualidade em relação ao contexto em que ele deve operar. Isso inclui o processo de utilizar o produto para encontrar seus defeitos. O teste é um processo realizado pelo testador de software, que permeia outros processos da engenharia de software, e que envolve ações que vão do levantamento de requisitos até a execução do teste propriamente dito." Wikipédia

 

Para muitas pessoas, se resume a isto:

'utilizar o produto para encontrar seus defeitos'

'O objetivo principal de teste é simplismente encontrar o maior número possível de defeitos no software'

 

Para mim se resume e eu respondo da mesma forma as questões:

O que são os testes? - São um conjunto de metodos e técnicas para validar se o produto é o que foi especificado(solicitado)

Para que serve teste? - Os testes servem para validar se o produto é o que foi especificado(solicitado)

Por que testar? - Porque é necessário validar se o produto é o que foi especificado(solicitado)

Defina testes - É validar se o produto é o que foi especificado(solicitado)


Estou errado? Não.

Errado está em quem define Testes em Encontrar Bugs.


Mas encontrar bug não é um objetivo dos testes? SIM. UM DOS OBJETIVOS. Não O objetivo. Pois o testador pode 'desenvolver' o software sem achar bugs, apontando melhorias, melhorando processos, melhorando a qualidade com que se é utilizado o software.


Este conceito é a mesma coisa que debilitar o testador. Ou no mínimo seta-lo como um 'Escovador de bugs'. Lembram do termo 'Escovador de Bits'?

 

"Escovador de bit é uma gíria usada com referência às pessoas que se dedicam a alterar o modo de funcionamento de um sistema de computação através de alterações no seu software" Wikipédia.

 
Pois então não podemos definir um desenvolvedor por aquele que só trabalha focado no código estrutural em si.


Escovador de Bugs.

"O objetivo principal do processo de teste é simplismente encontrar o maior número possível de defeitos no software." Base de Conhecimento em testes de software

 

Então pessoas que defendem esta idéia, vocês tem o direito de continuar com ela. Mas, por favor pessoal que querem entrar nesse mundo novo e 'lindo'! Entendam o conceito de Testes e principalmente o que é Qualidade de Software!

 

Abraços



Conceito sobre Testes

Posted by JJ on January 22, 2013 at 1:00 PM

Compartilhe :
   
Tags :

João Júnior

QA, Gestor de Projetos, inovador, criador do 4ALL Tests, COPA TI e organizador de vários eventos na área de Tecnologia.