Tapsterbot - Montagem e Utilização - Blog 4ALL Tests
Carregando:

Tapsterbot - Montagem e Utilização

Tapsterbot - Montagem e Utilização

Tapsterbot - Montagem e Utilização

Durante o período em que estive trabalhando em Berlim, participei de algumas das edições do Hackathon da empresa onde trabalhava, que ocorria duas vezes ao ano e era tradicional na área de TI. Na edição de Outubro de 2018, o head da área de QA perguntou-me se tinha algum projeto em mente, já que havia participado na edição anterior e sabia do meu interesse em participar dos próximos. Neste instante, fui apresentado ao projeto do Tapsterbot, um projeto open-source criado e mantido por Jason Huggins, uma das mentes por trás de ferramentas como Selenium e Appium.

Os vídeos chamaram bastante a minha atenção, pelo fato de ver um robô em ação, efetuado testes em devices físicos. Alguns dos vídeos disponíveis na Internet mostram o Tapsterbot jogando Angry Birds, ou tocando piano em um dueto de robôs. Mas estava especialmente curioso em ver o robô em ação, executando testes em um aplicativo mobile.

Pesquisa e impressão das peças

Já traçado o objetivo para o Hackathon, fui pesquisar mais a respeito do Tapsterbot e tornar viável a sua construção durante o período do desafio, que seria em dois dias - Sexta-feira e Sábado, com apresentação na Segunda-feira seguinte. Para isso antecipei-me com a impressão 3D, pois sabia que isso tomaria a maior parte do tempo. A impressão de todas as peças devou em torno de 40 horas e ficaram prontas somente no Sábado ao final do dia, mas as principais peças da estrutura já estavam impressas um dia antes, o que já adiantava bastante do que poderia ser montado e o necessário para a efetivação dos primeiros testes.





Além disso, seria necessária a aquisição de peças de hardware descrita no Bill Of Materials (lista de materiais) do projeto, como um Arduino Uno, servo motors e magnetos. Este foi um desafio interessante, pois precisava comprar em lojas e sites alemães itens descritos em inglês, de coisas que não tinha sequer noção do nome em português (não tenho experiência alguma em robótica). Mas o autor mostrou-se bem solicito ao incluir informações importantes na lista de materiais, contendo os sites onde os materiais foram adquiridos, com suas respectivas referências. Aí foi apenas uma questão de fazer um "de x para" dos materiais em e-commerces alemães e fazer as encomendas e compras em lojas físicas.

Antes do início do Hackathon, também pesquisei muitos sites com referências de outras pessoas que também fizeram a montagem do Tapsterbot, e encontrei alguns sites que mostravam o passo-a-passo das etapas de montagem, que foram bem úteis, pois o mesmo não está tão claro assim no repositório do GitHub. Os links serão apresentados ao longo deste post.

Primeiros testes do hardware

Todos os itens de hardware já estavam disponíveis na Sexta-feira pela manhã, e como ainda faltavam peças a serem impressas, decidi iniciar com a configuração do Arduíno Uno e fazer alguns testes da futura movimentação dos braços, acoplando o servo shield e ligando a ele os servo motors.



Com isso, já era possível de, a partir do repositório do Tapsterbot (http://github.com/sfrubio/tapsterbot), subir o servidor Node.js e enviar os comandos. Para isso, basta seguir as etapas descritas no README.md:
  • Baixar e instalar o Arduino IDE: http://arduino.cc/en/Guide/HomePage
  • Utilizar o script de testes "Blink", para verificar o funcionamento do Arduino
  • Ainda no Arduino IDE, carregar o script "Firmata":
File -> Open -> Examples > Firmata > StandardFirmata.
  • Configurar o servidor Node.js, instalando as dependências:
cd software/node; npm install
  • Iniciar o servidor:
node src/bot.js.
  • No mesmo terminal aonde foi iniciado o servidor, enviar um comando para testar a movimentação dos braços:
go(0,0,-140)

Montagem

Com algumas das peças já impressas, já era possível iniciar o processo de montagem do Tapsterbot. Seguindo as instruções presentes no link https://www.instructables.com/howto/?sort=none&q=tapsterbot, ficou claro como seria a montagem das partes mais complicadas:
  • Fixação dos suportes aos servo motors;
  • Fixação dos servo motors ao topo do Tapsterbot;
  • Montagem dos braços robóticos.




Um fato importante citado nas instruções de montagem: a polaridade dos magnetos devem ser sempre as mesmas, pois se os mesmos forem colocados lado a lado com as polaridades invertidas, existe uma grande tendência das bolinhas de aço não se fixarem corretamente aos braços e ao suporte do "Stylus pen" (ou caneta de tablet).

E falando no Stylus Pen, não consegui encontrar o modelo especificado na lista de materiais. Por isso, acabei por improvisar. Serrei a ponta de uma caneta de tablet grande, e fixei a mesma ao suporte utilizando cola quente. 

E para energizar o Stylus Pen, foi soldado um pedaço de fio à ponta da caneta, e a outra ponta ligada a um dos conectores de terra do servo shield. Esta energização é necessária para que exista o contato da caneta com a tela do Smartphone.

O resultado ao final da montagem foi bem animador!



Implementação dos testes

O servidor Node.js expõe três endpoints REST: go, circle e arc. Isso possibilita a utilização de qualquer framework de testes, bastando apenas a implementação das requisições. Para isso, utilizei o JUnit para orquestrar os testes, e RestAssured para efetuar as requests. Um exemplo de implementação da request "POST /go":

  private void go(Integer x, Integer y, Integer z) {
        given()
                .contentType(ContentType.JSON)
                .body(buildCoordinates(x, y, z))
        .when()
                .post("http://localhost:8080/go")
        .then()
                .assertThat().statusCode(HTTP_OK);
    }

    private CoordinatesDTO buildCoordinates(Integer x, Integer y, Integer z) {
        return CoordinatesDTO.builder()
                .x(x)
                .y(y)
                .z(z)
                .build();
    }
Uma vez implementada, a requisição "POST /go" posiciona o braço de acordo com a coordenada X, Y e Z informadas. Assim, torna-se possível a implementação de um comando para efetuar um clique em uma tela, chamando por três vezes o método "go()": uma para posicionar o braço, outra para descer, outra para subir o braço:
    public void tapOnScreen(Integer x, Integer y) {
        Integer lower_z = HIGHER_Z - 15;
        go(x, y, HIGHER_Z);
        go(x, y, lower_z);
        go(x, y, HIGHER_Z);
    }
Estes métodos foram implementados em uma classe de suporte, bastando apenas a sua declaração em uma classe Java.

Outro fator importante a ser considerado: O Tapsterbot não tem a inteligência de saber qual a tela que está sendo exibida no momento, nem quais são os seus componentes. Para tal, utilizei o Appium como driver. Assim, a implementação do teste passou a utilizar uma mescla de comandos do Appium com comandos do Tapsterbot, aonde o Appium é responsável por subir a aplicação, esperar e capturar objetos de tela, e também efetuar digitações de teclado, uma vez que o posicionamento de teclas pode variar de acordo com o layout do teclado. Já o Tapsterbot passa a ser responsável por efetuar ações de clique e drag-and-drop.

A implementação dos comandos do Tapsterbot pode ser feita em classes de PageObjects, aonde as ações de clique do Appium são substituídas pelos métodos do Tapsterbot. Um exemplo abaixo:

    @AndroidFindBy(id = "com.vistrav.whiteboard:id/canvas")
    private RemoteWebElement canvas;

    public WhiteboardScreen drawEyesAndMouth() {
        WebDriverWait wait = new WebDriverWait(driver, 10);
        wait.until(ExpectedConditions.visibilityOf(canvas));
        tapsterbotService.drawCircle(-20, 10, 6);
        tapsterbotService.drawCircle(0, 10, 6);
        tapsterbotService.drawArc(-5, 0);
        return this;
    }
Por fim, uma implementação do método de teste fica extremamente legível e simples, com poucas linhas:
    @Before
    public void setUp() {
        driver = getAndroidDriver(device);
        indexScreen = new IndexScreen(driver);
        whiteboardScreen = new WhiteboardScreen(driver);
    }

    @Test
    public void drawSmile() {
        indexScreen.startDrawing();
        whiteboardScreen.drawEyesAndMouth();
    }
Estes e outros exemplos podem ser encontrados no seguinte repositório: https://github.com/sfrubio/tapsterbot
Segue abaixo alguns vídeos do Tapsterbot em ação, testando uma aplicação real:

Pontos de Melhoria

Após algumas execuções, pude observar que a movimentação dos braços é feita de forma linear. Ou seja, não existe algum parâmetro que possa limitar a movimentação dos braços de uma forma mais "suave", o que faz com que Tapsterbot perca sua precisão em algumas execuções. A implementação de funções não-lineares para a movimentação dos braços ajudaria neste sentido.

Outro ponto a se considerar é a calibragem dos devices utilizados nos testes. A utilização de devices físicos em testes mobile traz a complexidade do hardware a ser utilizado como fator na sua execução, aonde tamanho e resolução de tela influenciam no resultado. Como o Tapsterbot não tem a inteligência de descobrir o device que está em teste, caberia a um app de calibragem auxiliar a traduzir as coordenadas de tela para coordenadas de movimento dos braços.

Conclusão

A utilização da robótica para a execução de testes em devices físicos, em um primeiro momento, não se mostra tão efetiva quanto a utilização de drivers como Appium, Espresso ou XCUITest. Isso se deve ao fato de não existir um framework dedicado a executar comandos do Tapsterbot, e também por não ter algum software para efetuar a calibragem. Com uma evolução do projeto neste sentido, os primeiros resultados efetivos da utilização do Tapsterbot seriam obtidos. E, é óbvio, quem não gosta de ver um robô físico efetuando testes automatizados?

Links úteis

https://github.com/hugs/tapsterbot/wiki/Getting-Started-With-Tapster
https://www.instructables.com/howto/?sort=none&q=tapsterbot
https://speakerdeck.com/pylapp/why-not-tapster?slide=47
https://www.testdevlab.com/blog/2017/07/how-we-built-a-robot-for-automated-manual-mobile-testing/

Compartilhe :
   
Tags :
Testes   QA   Appium   Mobile   Ferramentas  

Sergio Rubio

Especialista em QA, amante do bom futebol e contador de causos