Dificuldades de um Testador - Blog 4ALL Tests
Carregando:

Dificuldades de um Testador

Dificuldades de um Testador

Dificuldades de um Testador

Estava em um bate papo semanal com alguns colegas da área de desenvolvimento, onde discutíamos assuntos da atualidades e vivências. Foi então que me atentei a um tema muito importante, pouco discutido e que não há muitos conteúdos na área que é sobre as dificuldades do dia a dia do Tester/QA.

Já faz alguns anos que o mito: "Para ser um testador pode ser qualquer pessoa" (sic) caiu por terra, mas volta e meia nos deparamos com essa situação.

No foi fornecido texto alternativo para esta imagem
              Meme clássico QualidadedeSoftware.com.br

Para testar, o nosso personagem em questão tem inúmeras dificuldades além do avanço mortal da tecnologia. E eu listei algumas:

  • Equipamentos necessários
  • Ferramentas
  • Tempo
  • Equipe enxuta
  • Empatia de outros membros do desenvolvimento (Testes de Software não é só para o profissional de Testes/QA)
No foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O #tenyearschallenge esfregou na cara algumas coisas bem bacanas, algo que já vínhamos nas comunidades de QA discutindo desde 2014, a automação de testes é necessária porém hoje, se tornou banal e quem não é da área de testes já acredita que seja uma bala de prata.

Temos um projeto de software novo. E agora o que fazer pra testar? - Automatiza!

Quando comecei na área efetivamente em 2008, pouco se tinha para buscarmos informações. E há um tempo atrás criei o site Aprendendo Testar, que ajuda o pessoal com o "caminho das pedras" ao se entrar na área. E nele contei um pouco da história dos testes e como a comunidade veio evoluindo no Brasil.

Nele também tem uma lista de ferramentas que auxiliam os testadores no dia a dia. E quando falamos em automação de Testes, primeiro a gente precisa saber qual o intuito daquele esforço, pois a lista de ferramentas já é enorme e para cada tipo de teste existe uma ferramenta.

Aí vem a próxima dificuldade com o tempo escasso:

  • Em qual ferramenta especializar
No foi fornecido texto alternativo para esta imagem


E aí, beleza, o(a) Tester já é um(a) automatizador(a) de testes (DevTest), iniciou na área tem um tempinho e sabe como agir em várias ocasiões. De repente nos esbarramos em outra dificuldade:

  • Orçamento baixo

O Tester tem que utilizar os piores equipamentos do time, buscar a todo tempo ferramentas que possam se adaptar a aquela realidade e ambiente, essa busca por si só, já é uma dificuldade.

Pra quem já está na área a um bom tempo, principalmente antes de 2015, pegou uma época em que tudo era teoria e dava-se para aprender técnicas básicas, complexas e entender bastante sobre estratégia. Aí, vem uma dificuldade que hoje em dia já está comum e não se atentam:

  • Já vou começar o projeto automatizando!

Volta e meia me deparo nas consultorias realizando a pergunta: Pra que serve esse teste automatizado aí, já que o sistema foi todo alterado pela equipe de UX? (logo no segundo mês de projeto). Estamos gastando o precioso tempo de testes, com inúmeros scripts jogados no lixo.

Por último apenas para este artigo, mas a lista só aumenta, caso você queira comentar

  • Software Houses não vendem validação

O mundo de desenvolvimento está cada vez mais 'startupitico', ou seja os clientes acreditam cada vez mais em todas as fases de evolução de uma startup. E uma das fases cruciais da área é a Validação. Que é feita em que momento? Logo no início. Para você Tester que está lendo isso e está cansado de saber que quanto mais cedo se testa melhor é para o projeto, todavia, ainda pra quem não é da área, o teste do software é jogado para o final. Ou seja, quanto melhor você conseguir 'vender' que a "validação" do software seja feita no início melhor.

Em um outro artigo falarei da maior dificuldade de se automatizar testes hoje em dia: Portabilidade. "Mano do céu"- como vocês testam milhares de aparelhos sem automatizar? (eu sei, eu sei, teste A/B, prod feelings, testfairy, bla bla bla, mas efetivamente teste de portabilidade, hoje, necessita de automação).

Enfim, ficam aí 2 perguntas:

Pra você Tester: quais dificuldades você tem ai no seu dia a dia?

E você, não Tester: Testar, é fácil né?

No foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Compartilhe :
   
Tags :
Testes   QA   Dicas   Conceitos   Estudar  

João Júnior

QA, Gestor de Projetos, inovador, criador do 4ALL Tests, COPA TI e organizador de vários eventos na área de Tecnologia.