Testes de Software irão morrer com o Advento da Inteligência Artificial ? Sim ou Não? Pare e pense - Blog 4ALL Tests
Carregando:

Testes de Software irão morrer com o Advento da Inteligência Artificial ? Sim ou Não? Pare e pense

Testes de Software irão morrer com o Advento da Inteligência Artificial ? Sim ou Não? Pare e pense

Testes de Software irão morrer com o Advento da Inteligência Artificial ? Sim ou Não? Pare e pense

Em uma palestra à vários anos atrás (a mais de uma década) ouvi que de um especialista que "testes um dia irão morrer". Na palestra com cerca de 200 pessoas, algumas se questionaram mas a maioria dos presentes na época afirmavam: "o cara está louco", "impossível", "o cara nem sabe o que fala".

Eu mesmo conversando com alguém que me perguntou afirmei na época que não vai morrer, mas precisaremos ainda de gente que pense, mas com a evolução da tecnologia não sei onde iremos parar. Relembro que Copérnico afirmou que a terra girava em torno do sol. Chamaram ele de louco. Está aí a verdade. Séculos depois virou gênio e foi aplaudido. Muitos especialistas que criam coisas e veem coisas que outros não veem são sentenciados ao titulo de louco porque muitos tem de medo. Medo da mudança. Medo de perder. Medo de sair do seu "mundinho".

Hoje vejo varias ferramentas de testes de software cujos fabricantes/fornecedores "apregoam" esse fato, e tenho me deparado com vários. "Testadores vão morrer". "Testes manuais vão acabar".

Pois bem, se formos analisar ao pé da letra, afirmo (lembrando um diretor de uma empresa que eu "avisei" dez anos atrás, que IA está vindo e que iria mudar o mundo e que depois de 10 anos ele mesmo afirmou que eu estava certo, me pedindo desculpas) que "daqui a duas décadas ou menos" a quantidade de soluções de automação testes com IA (inteligência artificial) irá em grande parte substituir grande parte dos automatizadores de testes. Lá fora em países desenvolvidos em uma década e meia ou bem menos. Aqui no Brasil duas décadas ou mais. Mas que vai mudar vai. O Brasil já está muito atrasado em IA. Falta incentivo, leis adequadas, etc. Para quem deseja saber já existe um projeto de lei no congresso que foi apresentado em fevereiro de 2020, mas que possui diversos pontos úteis. Mas se precisa muito mais que isso. Na Europa e nos EUA já discute pontos muito mais além.

Poucos sabem que depois de testes de software / QA que minha segunda paixão é IA. Tenho estudado e criado várias coisas que viram a tona em 2021, assim espero. Eu acredito que IA já mudou e está mudando o mundo. No Brasil IA já está atrasada. Já nos atrasamos mais de meia década. Foi crise de governante A, B, C. Foi corrupção. Crise política. E tudo deixamos para depois... Se pagará um preço caro por isso tudo. Ficaremos muito, muito, atrás na corrida tecnológica em IA.

Afirmo que país do futuro está em algum futuro alternativo em alguma linha temporal que somente o Flash pode acessar. Em uma síntese virou-se o país do ex-futuro. Será? Podemos mudar.

Escrevi 10 livros técnicos. Livros de poesia escrevi 4 com o pseudônimo de "Leo Rezende". Romance já escrevi um ("nerd/geek") e somente estou esperando a publicação da editora. Se não fosse a pandemia já estaria ai. Ficou para 2021.

Agora posso afirmar: ainda precisaremos de analistas de testes para analisar e pensar. Mas precisaremos menos de "automatizadores de testes", porque haverão ferramentas que minimizarão o trabalho em muito. Se hoje precisamos em um projeto de 100 desenvolvedores entre 20 a 30 especialistas em testes (com a maioria entendendo de automação de testes e menos de planejamento de testes), proporção reduzirá de 1/3 pelo menos ou até mais. Bastará o especialista apontar a tela, especificar os dados de testes que a ferramenta faz o resto e executa o teste. Bastará você analisar (ou reanalisar os resultados que já podem ter sido analisados pelas ferramentas de testes). Não existem dados oficiais, mas as informações acima são analises oriundas de outros especialistas e de outras fontes complementares que acesso e pesquiso. Quais ferramentas? Basta pesquisar na web e nem vou apontar. Pesquise, Busque. Vá além.

A única coisa que observo é que muitos profissionais se esqueceram em como se criam testes, ou se planeja. Só querem automatizar testes. Eis que chegam em suas mãos casos de testes para planejar e depois automatizar, e muitos mal sabem. Porque? É um processo mental que faz uso de "lógica". Não confundir com programação. O Advogado usa "lógica" em seus casos por exemplo. Ferramenta não resolve tudo. Por outro lado RH incentiva erroneamente a obrigatoriedade de saber ferramentas e sequer perguntam se o profissional sabe criar e planejar testes. Ninguém para e pensa nos problemas que virão, e somente querem resolver o pepino de agora ou atender a pressão do gerente. Relembro: menos ação e mais cérebro. Um profissional contratado errado trará prejuízo a empresa.

"Molinari, você está louco", poderiam dizer. Não. IA está ai. E voce? "Não está nem ai...". Cuidado. O mundo está mudando...

O gestor, o profissional, o estudante que não levar em conta tudo acima estará a um passo atrás no mercado e talvez em pouco fora de sua empresa. Parem e pensem.

Agora, o profissional que afirmou "testes um dia irão morrer" apenas, na minha visão, não aplicou no contexto adequado... Ups.

Somente lembrando que em um conto de Isaac Asimov, ele contava uma história de um bug que os robos de testes não descobriram. Eles estavam em um planeta fora da Terra. Quem descobriu foi engenheiro da história depois analisar algo que nunca se pensou entrar no contexto de teste. Ninguém vazia teste manual na história. Eram os robos faziam os testes. Coincidente o mesmo problema citado no história ocorreu de forma similar (ou muito parecida) duas vezes na vida real. Um deles em uma sonda da Nasa e o outro em um telescópio também da Nasa.

Isaac Asimov era louco? Pare e pense. Não, pense de novo. Pense além.


Fonte: Publicação via linkedin Leonard Molinari

Compartilhe :
   
Tags :
QA   Análise   Dicas   Conceitos  

Aprendendo Testar

Site criado para mostrar o caminho das pedras para novos na área de Testes de Software